Os 5 melhores filmes de terror de 2025 e onde assistir nos streamings

Além de sucesso de público, este ano trouxe também prestígio ao gênero com o lançamento de obras aclamadas pela crítica

Melhores filmes de terror de 2025

O ano de 2025 foi especial para o horror nos cinemas, com vários filmes do gênero sendo não só enormes sucessos de bilheteria, como também algumas das obras cinematográficas mais aclamadas pela crítica. Confira abaixo nossa seleção com os melhores filmes de terror deste ano. 


A Hora do Mal

Uma das maiores surpresas de 2025, A Hora do Mal traz as maiores qualidades do diretor Zach Cregger: uma crescente de tensão, imagens perturbadoras, e um senso de humor sombrio. Ele já havia demonstrado isso em seu filme anterior, Noites Brutais, mas aqui esses elementos são ainda mais expandidos e refinados.

Com uma linha do tempo separada nas experiências de personagens diferentes, o filme mostra o que pessoas-chave da história viveram após o desaparecimento de 17 crianças de uma mesma sala de aula. O mistério tem tons de suspense e terror, mas também comédia sombria, culminando em um clímax que junta todos esses elementos em uma sequência inesquecível.

A Hora do Mal brinca com expectativas das formas mais inesperadas, nunca deixando o espectador confortável. E assim como Jordan Peele antes dele, Cregger demonstra que às vezes o melhor jeito de fazer horror é tendo um bom timing para comédia.

PlataformaHBO Max
GêneroTerror, Suspense, Mistério
ElencoJulia Garner, Josh Brolin, Amy Madigan

Pecadores

Dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás, uma dupla de irmãos gêmeos retorna à cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para recebê-los de volta.

O grande épico cinematográfico de Ryan Coogler consegue unir de forma impressionante elementos de filmes de gângster, relações raciais no sul dos EUA dos anos 1930, a importância e poder místico da arte. E tudo isso sendo também um filme de terror com vampiros.

Tal qual uma versão do início do século XX de Um Drink no Inferno, o filme muda radicalmente de estilo, mas sem perder de vista seus temas e toda a construção dramática criada na primeira parte da história.

Tudo isso pontuado por excelentes atuações, com destaque para Michael B. Jordan — em dose dupla — e Jack O’Connell como um vilão perigoso, mas relativamente carismático, além de grandes performances de Andrene Ward-Hammond, Hailee Steinfeld e Delroy Lindo.

PlataformaHBO Max
GêneroTerror, Ação, Sobrenatural
ElencoMichael B. Jordan, Hailee Stanfield, Jack O’Connell

Extermínio: A Evolução

Após 23 anos, o diretor Danny Boyle e o roteirista Alex Garland retornaram ao mundo de Extermínio para um terceiro filme da série. A Evolução explora as consequências dos eventos dos dois filmes anteriores e conta uma história mais íntima e pessoal usando esse contexto.

Como o nome original sugere (28 Years Later), a história se passa 28 anos após o surto da infecção de raiva destruir o Reino Unido. Um grupo de sobreviventes vive em uma ilha, mas quando um menino é levado por seu pai para uma lição de sobrevivência no continente, ele descobre segredos, maravilhas e horrores que transformaram não apenas os infectados, mas também os outros humanos fora de sua comunidade.

Para além dos momentos de perseguição e violência brutal dos infectados da franquia, muitos dos momentos perturbadores da jornada de amadurecimento do jovem Spike (Alfie Williams) envolve justamente as relações humanas, e o horror existencial de uma sociedade cujo modo de sobreviver ao vírus foi desenvolvendo um comportamento voltado para guerra, caça e vigilância constante de seus inimigos.

Juntando isso com personagens curiosos como Dr. Kelson (Ralph Fiennes), um aprofundamento sobre a vida dos infectados, e um gancho interessante (e bizarro) para a sequência, Extermínio: A Evolução se torna uma jornada contemplativa, emocionante e aterrorizante pelo pós-apocalipse zumbi.

PlataformaHBO Max
GêneroTerror, Suspense, Pós-apocalipse
ElencoAlfie Williams, Aaron Taylor-Johnson, Jodie Comer, Ralph Fiennes

Faça Ela Voltar

Seguindo o sucesso de Fale Comigo, a dupla de irmãos diretores Danny e Michael Phillipou volta a explorar o horror que pode vir com o luto e traumas pessoais.

Em Faça Ela Voltar, os meio-irmãos Andy (Billy Barratt) e Piper (Sora Wong) perdem seu pai e ficam aos cuidados de uma mãe adotiva, Laura (Sally Hawkins), que logo revela ter motivações mais sinistras para os dois.

Embora não seja difícil saber para onde essa história vai, a escalada até sua conclusão é marcada por momentos intensos, tanto de violência física (que devem ficar na sua memória por algum tempo) quanto pelo terror psicológico. O destaque especial fica para Hawkins, que interpreta uma figura abusiva e manipuladora, mas ainda com tons de tragédia.

PlataformaHBO Max
GêneroTerror, Sobrenatural, Mistério
ElencoJulia Garner, Josh Brolin, Amy Madigan

Bom Menino

Entre as produções mais experimentais em 2025, Bom Menino traz não apenas uma ideia interessante, mas também a implementa de um jeito extremamente efetivo e assustador.

A história acompanha um cão fiel que se muda com seu tutor para uma casa de campo. Lá, o bichinho descobre forças sobrenaturais escondidas nas sombras. Quando as entidades sombrias ameaçam seu dono, o corajoso animal deve lutar para protegê-lo.

O conceito de um filme de terror contado pela perspectiva de um cachorro poderia ser um simples artifício barato para atrair o público. No entanto, o trabalho do diretor Ben Leonberg em extrair as emoções e reações certas do cão Indy fazem justamente o oposto, elevando o que, do contrário, seria uma história de assombração relativamente genérica.

PlataformaApple TV (aluguel ou compra), YouTube (aluguel ou compra), Google Play Filmes (aluguel ou compra)
GêneroTerror, Suspense, Sobrenatural
ElencoIndy, Shane Jensen, Arielle Friedman

Essa é a nossa lista com os 5 melhores filmes de terror de 2025. Para ver nossas outras seleções de melhores do ano, continue acompanhando o Criticópolis no site, podcast, YouTube ou na nossa newsletter

Victor Ferreira

Jornalista, roteirista e ator/dublador nas horas vagas. Cobre videogames e o mundo da cultura pop desde 2013, e seria esquisito parar agora.