Emmy explicado: o que é, como funciona, datas, vencedores e Brasil no prêmio

Emmys 2025

Existem quatro grandes prêmios anuais na indústria de entretenimento dos Estados Unidos: o Oscar para o cinema, o Grammy para música, o Tony para o Teatro da Broadway e o Emmy para televisão. É claro que o Oscar é o mais popular e todos esses já foram chamados de “o Oscar” do seu próprio segmento, mas o que exatamente seria esse “Oscar da televisão”?

O que é o Emmy Awards?

O Emmy Awards ou simplesmente “Emmy” é conceitualmente e historicamente um pouco complexo. 

A versão curta e rápida é que se trata de uma premiação, baseada em quesitos técnicos e artísticos, que homenageia obras e pessoas da indústria da TV — especialmente nos Estados Unidos, mas não exclusivamente. Porém, o que se chama de “Emmy” são na verdade vários eventos e premiações diferentes, cada uma com suas próprias categorias, gêneros e regras.

A cerimônia que costumamos ver na TV ou em trechos no YouTube, com as grandes celebridades em traje de gala, é o chamado “Primetime Emmy Awards” — o equivalente em português ao “Prêmio Emmy do Horário Nobre”. Esse é o evento principal e original, que começou em 1949, e que premia programas que passam em horário nobre na TV nos Estados Unidos, uma vez que é quando as melhores séries inéditas são transmitidas por lá.

É claro que, com a chegada dos serviços de streamings e das séries originais que eles trouxeram, o Primetime Emmy também passou a aceitar produções que não passam em canais de TV, mas que são exclusivas de plataformas como Prime Video e Disney Plus. Isso começou a acontecer em 2013, para considerarem House of Cards da Netflix, que foi um grande sucesso de crítica na época.

O que significa “Emmy” e qual é a origem da estatueta?

O título do Emmy surgiu quando organização da premiação buscava um nome para a estatueta, que é a representação da “musa da arte segurando o átomo da ciência”. 

A ideia inicial era de chamá-la de “Immy”, a sigla para uma peça usada nas primeiras câmeras de televisão. Mas como o objeto era tinha forma de mulher, ficou mais fácil chamá-lo de “Emmy” — que é um apelido para Emily ou Emanuele.

A história dos vários “Emmys”

Há muitas coisas sendo transmitidas na TV além de séries de ficção no horário nobre, como telejornais, programas esportivos, telenovelas e programas infantis. Como o Emmy se propõe a ser o prêmio definitivo da televisão estadunidense, os organizadores foram criando ao longo das décadas outros eventos derivados do Emmy original para atender a esses segmentos específicos da indústria. 

O Emmy foi criado pela a Academia de Artes e Ciências da Televisão, a ATAS, que é uma instituição de Los Angeles. Nas primeiras edições do Primetime Emmy, eram contemplados apenas programas de TV regionais de Los Angeles — que é onde a indústria audiovisual dos Estados Unidos está mais concentrada.

Em 1955, foi fundada em Nova York a Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão (NATAS), que passou a avaliar programas de TV do país inteiro e a premiá-los no evento. Desta forma, o Emmy deixou de ser apenas local para cobrir o território nacional. Entretanto, nos anos 1970 começou-se a fragmentar o Emmy, que até aqui, era uma única coisa. 

Com a existência de uma Academia de Los Angeles e uma Academia nacional, em 1973, foi fundada a Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão (IATAS), com o propósito de realizar uma nova premiação em paralelo, o International Emmy Awards. 

E tal como no caso do Oscar, apesar de o Emmy ser realizado por estadunidenses, e em especialmente para os Estados Unidos, também passou a existir na instituição um espaço para produções de outros países ao redor do mundo. Porém, a atenção dedicada à indústria estrangeira tornou-se um evento à parte em vez de categorias no Primetime Emmy.

A partir disso, o evento não parou de ganhar derivados: 

  • Em 1974, foi criado o Daytime Emmy, outro evento à parte, voltado especificamente para programação diurna, que inclui telenovelas, programas de culinária e talk shows diurnos;
  • Em 1978, introduziram o Engineering, Science & Technology Emmy, para premiação de empresas que fizeram algo tecnologicamente inovador;
  • Em 1980, foi criado o News & Documentary Emmy, para premiar exclusivamente programas de jornalismo e documentários;
  • Em 1988, surgiu o Sports Emmy, focado em programas esportivos;
  • Em 2022, aconteceu o primeiro Children’s and Family Emmy, uma premiação de conteúdo voltado para crianças, adolescentes e famílias;
  • Existem outros 20 eventos regionais do Emmy, que premiam programas de redes de TV locais. 

Para completar, algumas dessas cerimônias Emmys são precedidas por um evento adjunto. Essa cerimônia menor se chama “Creative Arts Emmy” e premia a equipe de bastidores, como editores de vídeo e de som, decoradores, figurinistas, etc. 

E o programa que ganha um Emmy, seja ele uma série de prestígio, um talk show ou uma atração infantil, é considerado “vencedor do Emmy”, independentemente de qual Emmy foi.

Quando ocorrem os Emmy Awards?

Justamente por o Emmy ser múltiplos eventos, essas premiações não acontecem todas na mesma época. Enquanto o Primetime, que é o principal, tem sua cerimônia sempre em setembro, existem eventos ocorrendo em vários meses do ano.

Para complicar ainda mais, às vezes eles mudam de época. O Emmy infantil, por exemplo, em suas três primeiras edições aconteceu duas vezes em dezembro e depois migrou para março.

Como séries e programas tornam-se elegíveis para o Emmy?

Vale dizer que existe a possibilidade de um programa ser elegível a mais de um tipo de Emmy. O que não pode ocorrer é esse programa concorrer em mais de um tipo de Emmy diferente no mesmo ano. 

Por exemplo: se uma série do horário nobre é uma coprodução entre um estúdio de Hollywood e um estúdio britânico, os responsáveis por ela vão decidir se ela vai disputar no Emmy Primetime ou no Internacional.

Existem dezenas de outras regras de elegibilidade, mas o que é importante frisar: programas antigos ou reprises não são considerados para indicação. É preciso que a produção tenha sido lançada dentro do período da edição do Emmy em questão. No caso do Primetime, é sempre entre 1º de junho de um ano a 31 de maio do ano seguinte.

Como é o processo de indicação e votação?

Os responsáveis pela produção candidatam a série e as pessoas que trabalharam nela. Após isso, ocorre uma triagem que resulta em uma lista de indicados. Quem define isso é um juri organizado por uma das três academias: a de Los Angeles, a Nacional ou a Internacional — a depender de qual Emmy. 

Os jurados são membros da academia e especialistas convidados que não são pagos, mas fazem a avaliação voluntariamente. Eles recebem acesso às obras e tem algumas semanas de prazo para assistir e votar nos preferidos.

Onde são transmitidas as cerimônias do Emmy?

E o restante é como todas as premiações do tipo: é feita uma cerimônia e os vencedores são revelados um a um no palco. Nem todas as cerimônias do Emmy passam na TV, como a Primetime e a Daytime, mas as outras geralmente são transmitidas pelo site oficial do Emmy Awards.

No Brasil, quem tem feito as transmissões oficiais são o canal de TV por assinatura TNT e o serviço de streaming HBO Max. 

Recordistas do Primetime Emmy

Existem apenas três programas na história do Emmy que venceram as sete principais categorias: 

  • Angels in America (minissérie de 2003);
  • Schitts Creek (sitcom de 2015);
  • The Crown (drama biográfico de 2016).

A série com mais indicações em toda a história do Emmy é o programa de humor Saturday Night Live. Foram 348 indicações até 2025 — o que também não é tão chocante, uma vez que SNL está no ar há 50 anos. Confira os programas que mais foram indicados e que mais venceram a premiação:

Séries com mais indicações:

  1. Saturday Night Live – 345
  2. Game of Thrones – 159 
  3. ER: Plantão Médico – 124
  4. Cheers – 117 
  5. Dancing with the Stars – 116

Séries com mais vitórias:

  1. Saturday Night Live – 87
  2. Game of Thrones – 59 
  3. Frasier – 37
  4. Os Simpsons – 35 
  5. Mary Tyler Moore – 29

Um outro recorde interessante é o de Xogun. A produção de 2024 venceu 18 prêmios e tornou-se a série com mais vitórias em uma única temporada.

Entre as pessoas que mais foram indicadas ao Emmy, o recordista também é do SNL. No caso, o criador do programa e produtor até hoje, Lorne Michaels, com 112 indicações. 

Mas a vencedora de mais estatuetas em toda a história do evento é a produtora Sheila Nevins, que já produziu mais de mil documentários para a HBO e que também trabalhou na MTV. Foram 31 vitórias até agora.

  • Pessoa mais indicada: Lorne Michaels (produtor) – 112
  • Pessoa com mais vitórias: Sheila Nevins (produtora) – 31
  • Ator/Atriz com mais vitórias: Cloris Leachman e Julia Louis-Dreyfus – 8

E o Brasil, como fica no Emmy?

Como dito anteriormente, o Primetime é voltado pros Estados Unidos e outros países de língua inglesa que cumprirem alguns requisitos. Para o resto do mundo, o prêmio designado é o Emmy Internacional.

No entanto, atores brasileiros em produções hollywoodianas podem ser indicados. Wagner Moura, por exemplo, já indicado ao Globo de Ouro por Narcos e escalado em algumas séries produzidas por estúdios estadunidenses, foi cotado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Primetime Emmy de 2025 pela minissérie Ladrões de Drogas. Porém, acabou ficando fora da lista final de indicações. Até 2025, não houve brasileiros indicados ao Primetime.

Contudo, no Emmy Internacional, a presença do Brasil é constante. Foram 22 estatuetas conquistadas e mais de 160 indicações em categorias de todos os tipos: séries de drama e comédia, documentário, telejornal, programa infantil e, é claro, telenovela. 

Nosso país é o grande vencedor mundial na categoria de telenovelas, com 7 vitórias. A emissora mais premiada, como era de se imaginar, é a Globo, com mais de 100 indicações e 18 das 22 vitórias.

Guilherme Dias

Jornalista e apresentador. Ex-TecMundo/Voxel, ex-Omelete/The Enemy.