O universo de O Mágico de Oz, nascido de uma série de livros escritos por L. Frank Baum, já tem mais de um século de existência e é consagrado como uma das maiores narrativas da cultura pop de todos os tempos. As adaptações para o audiovisual começaram com o cinema mudo, lá na década de 1910, e segue até os dias atuais, em 2025, com Wicked.
Cada versão dessa história repleta de fantasia traz diferentes elementos para se sobressair dos demais e ganhar suas próprias peculiaridades. Há adaptações que transitam entre diferentes culturas e outras que transformam o enredo em obras mais obscuras.
Seja qual for a abordagem, essas diferentes produções conquistam o público e merecem ser conhecidas por antigos e novos fãs da franquia. Confira, então, a lista que o Criticópolis preparou com os principais filmes de O Mágico de Oz adaptados para o cinema!
O Mágico de Oz (1925)
Dir. Larry Semon | Comédia, Fantasia, Infantil
Elenco: Dorothy Dwan, Oliver Hardy, Charles Murray
O filme mudo e em preto e branco, lançado há 100 anos, conta a história de Dorothy, uma garota que, ao completar 18 anos, descobre que é uma princesa perdida e está disposta a reivindicar seu lugar. O longa-metragem é conhecido por ter modificado completamente a história original criada por L. Frank Baum.
A mudança que mais se destaca é a exclusão de duas das principais personagens da trama, essenciais para a jornada da protagonista na Terra de Oz: A Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa. Até mesmo a famosa estrada de tijolos amarelos ficou de fora da produção. Ao menos, o filme serviu de inspiração para a próxima adaptação, de 1939, que se tornou um clássico instantâneo.
Onde assistir: YouTube (apenas em inglês, domínio público)
O Mágico de Oz (1939)
Dir. Victor Fleming | Aventura, Fantasia
Elenco: Judy Garland, Ray Bolger, Jack Haley
Lançado no mesmo ano do início da Segunda Guerra Mundial, o filme é um dos primeiros a contar com a tecnologia Technicolor, marcando uma geração do cinema. Enquanto a produção era considerada por muitos como “amaldiçoada” devido aos inúmeros problemas de bastidores, ela se destacava de forma tão potente entre a crítica que conquistou duas estatuetas do Oscar nas categorias Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.
O longa-metragem também foi responsável por impulsionar a carreira de Judy Garland, que logo se tornou uma das maiores atrizes de seu tempo. Mas além dos pontos positivos, alguns negativos fazem parte da história da produção.
A iluminação intensa, por exemplo, devido ao processo Technicolor, fazia as temperaturas ultrapassarem 38ºC, causando alguns desmaios nos sets de filmagem. Outras questões envolvem as maquiagens, figurinos e cenários, que muitas vezes causavam problemas de saúde nos atores pelas tintas e pesos dos objetos, por exemplo.
Onde assistir: HBO Max, Telecine, Belas Artes à La Carte
Return to Oz (1964)
Criado para a televisão, mais precisamente para a emissora NBC, o filme é uma sequência livre de Tales of the Wizard of Oz, série de animação de 1961, contando ainda com elementos do livro original da história. A produção começa com Dorothy recebendo uma carta de Oz, revelando como seus amigos estão.
Com isso, ela fica com vontade de rever esses colegas, como o Espantalho e o Homem de Lata, e magicamente a carta cria um tornado que a leva de volta à Oz. Chegando lá, é recebida por Glinda, a Bruxa Boa, enquanto a Bruxa Má quer roubar seus sapatos de prata.
Onde assistir: não disponível oficialmente
Little Ayse and the Magic Dwarfs in the Land of Dreams (1971)
Dir. Tunç Basaran | Aventura, Fantasia
Elenco: Zeynep Degirmencioglu, Süleyman Turan, Metin Serezli
Original da Turquia, o filme adaptado de O Mágico de Oz se concentra na personagem Ayşecik, que foi transportada para a Terra dos Sonhos com a missão de matar a Bruxa Má do Oeste. A trama até segue a história real de forma fiel, mas explora ainda mais o papel dos sete Munchkins, que acompanham a protagonista em sua jornada.
Apesar de ser um filme da década de 1970 com efeitos especiais precários, muitos críticos afirmam que a trama é uma adaptação cômica bastante subestimada. Além de Glinda receber outro nome, todos os outros personagens clássicos do livro foram rebatizados com nomes turcos.
Onde assistir: não disponível oficialmente
Regresso ao Mundo Maravilhoso de Oz (1972)
Dir. Hal Sutherland | Animação, Infantil, Musical
Elenco: Liza Minnelli, Ethel Merman, Mickey Rooney
Muitas pessoas que acompanham O Mágico de Oz acabam se esquecendo desta animação dos anos 1970 que, basicamente, pode ser considerada uma continuação do filme de 1939. O longa-metragem traz Dorothy com voz original de Liza Minnelli, e a personagem é levada de volta a Oz por um ciclone.
Lá, ela conhece novos personagens, como Jack Cabeça de Abóbora e o cavalo de carrossel Woodenhead Stallion III. Com a ajuda deles, ela enfrenta a bruxa Mombi, que tenta dominar Oz usando elefantes verdes gigantes. Na época, a crítica considerou a animação uma obra com bastante personalidade, elogiando também a trilha sonora, principalmente as canções interpretadas por Minnelli.
Onde assistir: não disponível oficialmente
Oz (1976)
Dir. Chris Löfvén | Musical, Comédia
Elenco: Graham Matters, Joy Dunstan, Bruce Spence
Também nos anos 1970, o diretor deste filme queria retratar a juventude australiana com jovens músicos na estrada, e decidiu usar O Mágico de Oz como base da história. Nessa reimaginação, portanto, Dorothy é uma “groupie” adolescente que está viajando com uma banda em turnê para fazer vários shows pela Austrália.
A parte lúdica da história começa quando, após um acidente, ela acorda em um mundo mágico e recebe sapatos vermelhos de presente de uma fada. Sua missão passa a ser então chegar ao show final da banda em Melbourne. O longa-metragem australiano também traz personagens clássicos como o Espantalho, Homem de Lata e Leão, e apesar de não ter sido um sucesso na época, muitos críticos o consideram criativo e injustiçado.
Onde assistir: Kanopy
O Mágico Inesquecível (1978)
Dir. Sidney Lumet | Fantasia, Aventura, Família
Elenco: Diana Ross, Lena Horne, Michael Jackson
Baseado em um musical da Broadway chamado Wiz, o filme é uma reimaginação da história de O Mágico de Oz sob a perspectiva da cultura negra dos Estados Unidos. Esta versão de Dorothy é retirada de seu apartamento no Harlem, em Nova York, e levada a uma versão urbana da Terra de Oz, mas com toda a magia já conhecida.
O longa-metragem não se deu muito bem nas bilheterias, mas hoje é considerado um clássico “cult” principalmente pelo elenco, que conta com Diana Ross (Dorothy), Mabel King (Bruxa Má) e Michael Jackson (Espantalho). Além de se destacar pela abordagem de temas sociais, o filme tem a trilha sonora produzida por Quincy Jones como um dos pontos mais fortes e marcantes, sem contar pela estética característica e chamativa dos anos 1970.
Onde assistir: Looke, Apple TV (aluguel)
O Mundo Fantástico de Oz (1985)
Dir. Walter Murch | Aventura, Fantasia
Elenco: Nicol Williamson, Jean Marsh, Piper Laurie
Produzido pela Disney, o filme inspirado em O Mágico de Oz é uma versão mais sombria da história, que explora as questões mais incômodas dos livros, e que é pouco conhecida. Na época de seu lançamento nos cinemas, o longa-metragem não fez tanto sucesso, contando com uma recepção fraca e críticas mistas.
A trama traz os personagens conhecidos da história original, desde a protagonista até seus amigos e vilões, mas por ser mais sombria e menos otimista, Dorothy corria um risco mais real. Uma curiosidade sobre o filme é que a Disney precisou pagar à MGM para que Dorothy usasse sapatos de rubi implementados no filme com Judy Garland, já que na versão do livro os calçados eram prateados.
Onde assistir: Disney+
Muppets e o Mágico de Oz (2005)
Dir. Kirk Thatcher | Musical, Aventura
Elenco: Dave Goelz, Ashanti, Steve Whitmire
Lançado nos anos 2000, o filme é uma versão mais moderna de O Mágico de Oz criada pela Disney, que em 2004 adquiriu os direitos dos Muppets. Os fantoches fazem parte da história de produções infantis dos Estados Unidos há muitos anos, então a ideia foi mesclar as personalidades dos bonecos com os personagens da trama original.
As cinco canções do musical foram compostas por Michael Giacchino, e uma delas, When I’m With You, chegou a ser indicada ao Emmy Awards. Os vocais de Ashanti, cantora e rapper que estava em seu auge na época, fez toda a diferença nas performances com os fantoches. Apesar de ser uma produção infantil, muitos pais acreditavam que a trama era adulta demais para as crianças, mas no fim conquistou por ser divertido e com personalidade.
Onde assistir: não disponível oficialmente
Oz: Mágico e Poderoso (2013)
Dir. Sam Raimi | Aventura, Fantasia
Elenco: James Franco, Mila Kunis, Rachel Weisz
Funcionando como um prelúdio de O Mágico de Oz, o filme é direcionado para um público que não busca tanto a nostalgia clássica da história. Ele nos apresenta à origem de Oscar Diggs, um mágico de circo conhecido por ser mulherengo e charlatão, que cai em Oz após fugir em um balão e ser atingido por um tornado.
Chegando na terra encantada de Oz, ele é confundido pela população como um salvador. Mesmo sendo uma adaptação que toma mais liberdades criativas, o longa-metragem ainda traz personagens já conhecidos, como Glinda e a Bruxa Má. Porém, a crítica não perdoou a caracterização deles, considerando fraca e sem impacto. Além disso, muitos disseram que houve excesso de CGI, cenas clichês e mal filmadas e que, mesmo se tratando de uma trama divertida, teve um enredo bastante previsível.
Onde assistir: Disney+
Wicked (2024)
Dir. John M. Chu | Musical, Fantasia, Aventura
Elenco: Ariana Grande, Cynthia Erivo, Jonathan Bailey
Uma das adaptações mais bem sucedidas do universo de O Mágico de Oz, a trama também é um prelúdio dos acontecimentos originais do filme e inspirada parcialmente no musical da Broadway que, por sua vez, adaptou o romance literário Maligna, de Gregory Maguire. O foco é na personagem Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, quando ingressa na Universidade de Shiz, conhecendo Galinda, uma aluna popular.
A trama, então, se prolonga mostrando a relação conturbada entre as duas, explorando questões como identidade, preconceito e diferenças. O longa-metragem foi dividido em duas partes, e a primeira foi um grande sucesso comercial e crítico nos cinemas.
Onde assistir: Disney+
Wicked: Parte 2 (2025)
Dir. John M. Chu | Musical, Fantasia, Aventura
Elenco: Ariana Grande, Cynthia Erivo, Jonathan Bailey
A conclusão da história de Glinda e Elphaba é contada na segunda parte de Wicked, trazendo de volta o mesmo elenco e mantendo a essência da primeira — afinal, a divisão do longa-metragem já foi feita na gravação.
A sequência traz também novos duetos entre as personagens interpretadas por Ariana Grande e Cynthia Erivo, como “For Good”, que batiza o título original da produção em inglês. Já com poucos dias de lançamento a repercussão comercial foi positiva, consagrando ambos os filmes como uma das melhores adaptações desta história para a cultura pop.
Onde assistir: cinemas
Já que você chegou até aqui, confira outros conteúdos do Criticópolis e mergulhe ainda mais no mundo do entretenimento. Não se esqueça de assinar a nossa newsletter, se inscrever em nosso canal no YouTube e ouvir o nosso podcast!