Brasil no Oscar: conheça todos os filmes nacionais que já concorreram na premiação

Ao longo de quase 100 anos de existência do Oscar, o Brasil vem garantindo seu espaço na premiação, considerada a mais importante do cinema. Ainda há muitos caminhos a percorrer para superar as produções internacionais, mas o que não falta no país é talento e profissionais capazes disso.

Pensando em valorizar todas as produções brasileiras que já chegaram até o Oscar, o Criticópolis fez uma lista completa com os filmes que já foram indicados à premiação. Vale pontuar que nem todos são 100% nacionais, mas não deixam de ser importantes para a cultura brasileira. Veja a lista completa!


Filmes 100% nacionais

O Pagador de Promessas (1962)

Dir. Anselmo Duarte | Drama, Comédia
Elenco: Leonardo Villar, Geraldo Del Rey, Glória Menezes

Baseado em uma peça de teatro de mesmo nome de Dias Gomes, o filme conta a história de Zé do Burro, um homem humilde que paga a promessa feita em um terreiro de candomblé: carregar uma cruz de madeira pesada por um longo percurso. 

O longa-metragem foi o primeiro sul-americano a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, mas a vitória ficou com o concorrente francês Sempre Aos Domingos. O filme também foi o único filme (totalmente) brasileiro a conquistar o prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro.

Onde assistir: Globoplay.

O Quatrilho (1995)

Dir. Fábio Barreto | Drama, Romance, Época 
Elenco: Glória Pires, Patrícia Pillar, José Clemente Pozenato

O filme conta a história de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul em 1910, acompanhando dois casais de amigos. Para conseguirem se manter, eles decidem viver na mesma casa, dividindo as contas e as tarefas. Mas a reviravolta vem quando a esposa de um casal e o marido de outro começam a ter sentimentos correspondidos.

O Quatrilho, baseado em um romance de mesmo nome de José Clemente Pozenato, teve financiamento da família do diretor para concorrer aos festivais de cinema. A iniciativa deu certo, já que fez o longa-metragem chegar ao Oscar para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional, mas a vitória ficou com o holandês A Excêntrica Família de Antônia.

Onde assistir: Prime Video, Pluto TV, Globoplay, YouTube

O Que é Isso, Companheiro (1997)

Dir. Bruno Barreto | Drama, Política
Elenco: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Selton Mello

Também inspirado em um livro homônimo, o filme se inspira no caso real do sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil. A trama, que teve a liberdade de incluir elementos ficcionais na história, acompanha um grupo de revolucionários que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.

Apesar de ter dividido opiniões da crítica na época, principalmente da mídia internacional, por trazer à tona um tema político tão delicado quanto o da ditadura, a produção foi indicada ao Oscar como Melhor Filme Internacional. Quem ficou com a vitória, no entanto, foi o holandês Caráter.

Onde assistir: Prime Video, Mubi

Uma História de Futebol (1998)

Dir. Paulo Machline | Drama
Elenco: José Rubens Chachá, Leonardo Pazzini Barcelos

O curta-metragem traz cenas fictícias baseadas na infância de Pelé, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, inspiradas no depoimento de um amigo de infância do atleta. As histórias do time infantil de futebol Sete de Setembro são narradas por Antônio Fagundes.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2001, mas acabou perdendo para o mexicano Quiero Ser. A trama também se destacou e venceu prêmios nos festivais de Brasília, Fortaleza e Gramado, e no Grande Prêmio Brasil.

Onde assistir: Não disponível oficialmente nas plataformas.

Cidade de Deus (2002)

Dir. Fernando Meirelles | Drama, Crime
Elenco: Alice Braga, Alexandre Rodrigues, Douglas Silva

Um dos filmes mais populares do Brasil, teve o roteiro adaptado de um livro de mesmo nome de Paulo Lins, retratando o aumento do crime organizado na favela Cidade de Deus. No início dos anos 1980, o local foi considerado um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro.

Cidade de Deus foi o primeiro e único filme brasileiro a receber indicações a quatro categorias no Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado (Daniel Rezende), Melhor Montagem e Melhor Fotografia (César Charlone), mas infelizmente não levou nenhuma estatueta para casa. E sua não indicação ao prêmio de Melhor Filme é algo que, até hoje, é lembrado.

O que aconteceu é que muitos diziam que a comissão brasileira não havia selecionado o filme para a categoria, mas quem não selecionou foram os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Meirelles acredita que isso aconteceu porque os estadunidenses votantes não gostaram da obra.

Onde assistir: Netflix, Globoplay, Paramount+, HBO Max

O Menino e o Mundo (2013)

Dir. Alê Abreu | Animação, Aventura
Elenco: Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Alê Abreu

A animação nos apresenta à história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, em uma pequena aldeia no interior. O garoto sente bastante a falta do pai, que saiu de casa em busca de um trabalho na capital, e decide seguir uma jornada atrás dele.

A trama é contada com diferentes técnicas de desenho, usando desde colagem e até figuras feitas com lápis de cor e giz de cera. E o retorno de todo esse esforço veio com o Prêmio Cristal no Festival Annecy, o maior da animação mundial. No Oscar, a obra concorreu como Melhor Filme de Animação, mas não venceu.

Onde assistir: Globoplay, Prime Video.

Democracia em Vertigem (2019)

Dir. Petra Costa | Documentário, Política

A produção documental estreou em 2019 para retratar os bastidores da política brasileira naquela década. Entre os grandes eventos abordados estavam o impeachment de Dilma Rousseff, o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva e a eleição de Jair Bolsonaro, com um panorama dos momentos mais decisivos desses acontecimentos que marcaram a polarização da população.

O documentário foi indicado em quatro grandes premiações, entre elas o Sundance Film Festival e o Oscar, como Melhor Documentário em Longa-Metragem. Porém, na premiação mais importante do cinema, a vitória ficou com American Factory.

Onde assistir: Netflix.

Filmes feitos em colaboração com outros países

Orfeu Negro (1959)

Dir. Marcel Camus | Drama, Romance, Musical
Elenco: Jacques Viot, Vinicius de Moraes, Marcel Camus

Criado em colaboração do Brasil com a França e Itália, o filme é baseado na peça de teatro Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. Trata-se de uma adaptação da história de Orfeu e Eurídice, da mitologia grega, mas ambientada no Rio de Janeiro durante o Carnaval.

Entre as honrarias, Orfeu Negro venceu o Festival de Cannes, recebendo a Palma de Ouro, e também o Globo de Ouro e o BAFTA na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa-metragem também ganhou o Oscar na mesma categoria, mas o prêmio foi para a França e não para o Brasil.

Onde assistir: Oldflix.

Raoni (1978)

Dir. Jean-Pierre Dutilleux, Luiz Carlos Saldanha | Documentário, Social
Elenco: Marlon Brando, Clive Kelly, Paulo César Peréio

O documentário criado em parceria com a Bélgica, França e Brasil acompanha a história do cacique Raoni, conhecido pela sua luta na busca da preservação do Parque Indígena do Xingu, que se tornou alvo de caçadores, grileiros e madeireiros.

A produção documental conta com narração do ator Marlon Brando, e a repercussão o fez ser selecionado para o Festival De Cannes e também ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. O vencedor, no entanto, foi Scared Straight!, de Arnold Shapiro.

Onde assistir: Libreflix

O Beijo da Mulher-Aranha (1985)

Dir. Hector Babenco | Drama, Suspense
Elenco: William Hurt, Raul Julia, Sonia Braga

Um dos maiores clássicos da década de 1980, o filme foi criado em colaboração dos Estados Unidos com o Brasil, adaptando um romance de mesmo nome do autor Manuel Puig. Ele conta a história de um político de esquerda e um homem gay, presos no Brasil durante a ditadura militar.

Além de se destacar em Cannes, no Globo de Ouro e Bafta, o longa-metragem alcançou quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (William Hurt), este último sendo a única vitória.

Onde assistir: Globoplay, Reserva Imovision

Central do Brasil (1998)

Dir. Walter Salles | Drama, Estrada
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra

Protagonizado por Fernanda Montenegro, o filme emocionou ao contar a história de uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas, e cria uma conexão com um garoto que acaba de perder a mãe e não conhece o pai. Desta forma, ela embarca com ele em uma jornada ao nordeste do país.

Central do Brasil é uma colaboração entre o Brasil e a França, e foi indicado ao Oscar em duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Na época, Fernanda Montenegro perdeu para Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado, o que causa indignação em muita gente até hoje.

Onde assistir: Netflix, Globoplay

Diários de Motocicleta (2004)

Dir. Walter Salles | Drama, Biográfico, Estrada
Elenco: Gael García Bernal, Rodrigo de la Serna, Mía Maestro

Apesar de ser dirigido pelo brasileiro Walter Salles, a produção conta ainda com a parceria da Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos e Peru. A história é uma aventura baseada nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara, revolucionário cubano.

Diários de Motocicleta esteve em diversas premiações, como BAFTA, Globo de Ouro e Festival de Cannes, e no Oscar foi indicado como Melhor Roteiro Adaptado e venceu na categoria Melhor Canção Original. O prêmio foi para Jorge Drexler com a música Ao Otro Lado Del Río.

Onde assistir: Não disponível legalmente no Brasil.

Lixo Extraordinário (2010)

Dir. Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker | Documentário
Elenco: Vik Muniz

A produção documental acompanha o artista Vik Muniz criando retratos dos trabalhadores do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo, localizado no Rio de Janeiro. Lá, ela mostra como homens e mulheres peneiram o lixo encontrado para conseguir sobreviver.

O filme emocionou o público e a crítica, sendo indicado ao Festival de Sundance, de Berlim e também ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. O prêmio, no entanto, acabou ficando com o concorrente Inside Job, de Charles Ferguson e Audrey Marrs.

Onde assistir: Não disponível legalmente no Brasil.

O Sal da Terra (2014)

Dir. Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders | Documentário, Biografia, Fotografia
Elenco: Sebastião Salgado, Wim Wenders, Lélia Wanick Salgado

O documentário nasceu de uma colaboração entre o Brasil, Itália e França, contando a história do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Sua vida é mostrada por meio dos olhares de dois cineastas, sendo um deles seu próprio filho.

O filme venceu o prêmio francês César como Melhor Documentário, e também concorreu na mesma categoria no Oscar. Mas na maior premiação do cinema, no entanto, a vitória ficou com Citizenfour, de Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky.

Onde assistir: Apple TV (compra ou aluguel).

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Dir. Luca Guadagnino | Drama, Romance, Amadurecimento
Elenco: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg

Com o brasileiro Rodrigo Teixeira participando na produção, e é classificado como uma colaboração entre os Estados Unidos, Itália e França. A trama conta a história de romance homossexual entre um jovem de 17 anos e um músico de 24.

Entre as honrarias, foram nada menos que quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Música Original e Melhor Ator, e venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado para James Ivory. 

Ainda Estou Aqui (2025)

Dir. Walter Salles | Drama, Biografia, Política
Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello

Sendo a representação nacional mais importante do Oscar até então, o filme é brasileiro, mas conta com a colaboração da França. Baseado em eventos reais, a história acompanha o drama vivido por Eunice Paiva após o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar.

Ainda Estou Aqui teve grande reconhecimento na mídia internacional, conquistando várias premiações importantes, inclusive o Oscar. Ele marcou a primeira vez que um filme do Brasil foi indicado na categoria Melhor Filme, mas também concorreu em Melhor Filme Internacional, na qual venceu. Fernanda Torres foi indicada para Melhor Atriz, e era uma das favoritas, mas acabou perdendo para Mikey Madison, de Anora.

Onde assistir: Globoplay


Essa foi a lista com todos os filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar. Não deixe de continuar acompanhando o Criticópolis para conferir outras listas, e também aproveite para ​​ assinar nossa newsletter, conferir nosso canal no YouTube e ouvir nosso podcast!

Natalie Rosa

Jornalista e redatora há mais de uma década, ao longo dessa jornada descobriu a paixão pelo entretenimento. Com passagens por grandes veículos como Canaltech e Tecmundo, está sempre em busca de novas aventuras na escrita e produção de conteúdo para a internet. Se não está no sofá maratonando uma série, pode ser encontrada no cinema ou show mais próximo!